domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quem sou eu





Na mitologia egípcia, Ptah era a divinização do monte primordial , era também conhecido como Ta-tenen (também escrito Tathenen, Tatjenen, etc), ou seja, subiu a terra, ou como Tanen, significando terra submersa, embora Tatenen fosse  também um deus, antes de ser assimilada com Ptah. Ptah também é referido como o Djed nobre (Djed é um pilar que representa estabilidade).

Esta registrado (na Pedra Shabaka) que  Ptah que criou o mundo, tendo sonhado com a criação em seu coração. Seu nome significa estréia, no sentido de "abertura da boca", a cerimônia realizada por "priests" nos funerais para liberar as almas de seus corpos.

Ptah é um deus construtor, assim como Khnum e Seker, mas diferentemente deles ele está apenas associado a construção de materiais físicos e sem vida, por isso é comparado com Hefesto (mitologia grega). Por  Ptah ser o monte primordial, e ter iniciado toda  existência, era considerado o deus dos artesãos, e em particular de artesanato em pedra-base.

Eventualmente, devido à conexão desse oficio com itens para túmulos, em Tebas, os artesãos diziam que ele controlava seu destino. Por conseguinte, em primeiro lugar entre os artesãos, então a população como um todo, Ptah também se tornou um deus de regeneração. 

Foi casado com Sekhmet e mais tarde com Bastet, não se sabe ao certo com qual das duas foi mãe de Nefertum, Mihos e Imhotep.

Desde a criação de Seker (deus da necrópole de Memphis, cidade da qual Ptah era o deus patrono) e que também era também o deus dos artesãos, e d regeneração do sol durante a noite, Ptah tornou-se ligado a ele sendo chamado de Ptah-Seker.

Conseqüentemente, Ptah-Seker tornou-se uma divindade do submundo e, eventualmente, do Reino Médio, posteriormente assimilado a Osíris, o deus , sendo conhecido como Ptah-Seker-Osiris.

O nome Inglês Egipto deriva de um antigo nome egípcio para Memphis, Hikuptah, que significa "Home of the Soul de Ptah".

*fontes: wikipedia,  e blog  Midgard

3 comentários:

  1. Como que só agora fui saber desse blog hein? rsrs
    Adorei, Ptah!

    Mt chique a explicação sobre PTAH!

    Bjs,
    Kel

    ResponderExcluir
  2. olha só que post massa Ptah, e ele foi casado com Bastet, sera que é por isso que vc gosta tanto de gatos? rsrs legal demais viu?! adoreiiiii!

    ResponderExcluir
  3. Dana, acho que sim ;)!!! Deve ser destino mesmo!

    Kel, eu sou reservada... que nada, twitei umas 500m vezes o link! hahahaha.

    bjus

    ResponderExcluir